
No meu post sobre a “Fête de la Musique” já mencionei a relação da França com a música. Agora vou falar de um fenômeno que ultrapassa as barreiras culturais e nacionais: a “Musique du monde” ou world music.
Nascida nos 60, a expressão consiste em um fenômeno musical de grande importância na França. Como se sabe, a França é um carrefour (antes de supermercado, significa “encruzilhada”) cultural desde muito tempo, assim como um carrefour geográfico. As influências são diversas e não pararam nunca, e nos últimos séculos, vindas principalmente das colônias e ex-colônias, essa manifestação se amplificou com a cultura de massa a partir do século 20. “Musique du monde” refere-se tanto a músicas locais de países afastados quanto à fusão entre músicas ocidentais e não ocidentais. Magreb, África subsaariana, mediterrâneo, leste europeu, mas também América Latina são representados. Nem mencionei a influência da América do Norte porque esta permeia em todos os lugares.
Como estamos falando de “Musique du Monde” e o mundo é grande, os exemplos também são.
Gente (como se fala no Brasil)! Acho esse fenômeno fenomenal!! Como grande amante da música, acredito que ela transcende a linguagem verbal, as barreiras culturais e, com um mínimo de abertura de espírito, permite pontes e uma comunicação universal com o respeito da diversidade. Não podemos esquecer da riqueza de nossa música brasileira que, com o ritmo local nativo, somado ao vindo da África e as harmonias ocidentais deu origem a algo excepcional, exportado para o mundo todo, desde o começo do século 20.
Segue aqui uma pequena seleção desse grande movimento. A lista seria enorme.
O Festival Interceltique de Lorient
Ele acontece na região da Bretanha, no verão, em agosto.
A gaita de fole (cornemuse) é a vedete que vem imediatamente à cabeça, e está longe de ser um monopólio da Escócia. A sua origem pode surpreender. Pesquisas históricas afirmam que ela existe a uns 3000 anos a JC !! em toda a Europa! Europe, tendo passado pela África do Norte, a Escandinávia, a Rússia e até a Índia! Um instrumento tão mágico que atravessou tantas regiões.
O “Festival Cidades das Músicas”, teve sua 25a edição na região parisiense neste último autono de 2023, novembro, com a programação abaixo:
Festival Gnaoua Musiques du Monde, Marrocos
Compartilho com vocês minha última descoberta “coup de coeur” (descoberta “apaixonada”), a banda Tamikrest, e convido a ouvir esta fala emocionante - em francês - do cantor maliano da banda, Ousmane Ag Mossa, a respeito do Grande Saara:
alguns exemplos do trabalho deles:
Bonnes écoutes!!!
Comments